uma boa pressão também faz poupar combustivel.
1. Profundidade dos sulcos da banda de rodagem
Os sulcos de seus pneus nunca devem estar abaixo de 1,6 mm de
profundidade. Se você costuma dirigir regularmente em superfícies
molhadas e escorregadias, é preciso ter o dobro de cuidado.
2. Indicador de desgaste da banda de rodagem
Os pneus mais novos já vêm com indicadores de desgaste da banda de
rodagem. Esses indicadores, invisíveis ou pouco visíveis quando os pneus
estão novos, começam a aparecer gradualmente quando a banda de rodagem
se desgasta. Eles aparecem como filetes de borracha dispostos
transversalmente aos sulcos. Se mais do que um ou dois desses filetes
estiverem visíveis em um pneu significa que o piso está ficando baixo.
Isso fica bastante evidente nos rastros molhados que seu pneu deixa depois de passar por uma poça, por exemplo.
3. Rachaduras na parede lateral
Nem todos os problemas com os pneus são na banda de rodagem. Eles
também podem aparecer na parede lateral, também chamada de flanco.
Felizmente, é fácil verificar problemas no flanco. Procure por riscos ou
cortes na parede lateral – ranhuras que podem ser vistas a olho nu.
Este pode ser um sinal de que está vazando ar de seu pneu (ou pior
ainda, de que o pneu está a ponto de estourar). Então se as rachaduras
na parede lateral estão ficando muito evidentes, leve imediatamente seu
carro a uma oficina ou borracharia.
4. Saliências e bolhas nos pneus
Algumas vezes a superfície externa do pneu começa a enfraquecer. O
resultado pode ser uma saliência ou bolha que se estende por todo o
resto da superfície. Isso é similar a um aneurisma em um de seus vasos
sanguíneos e você sabe que se o seu médico lhe diz que você tem um
aneurisma é melhor correr para o hospital o mais rápido possível, antes
que estoure uma artéria.
O mesmo acontece com o seu pneu.
Esse ponto fraco pode causar um estouro repentino e se você não levar o
seu carro a uma borracharia ou oficina mecânica antes disso acontecer,
pode ser que você mesmo vá parar em um hospital se o pneu furar bem na
estrada, por exemplo. Então, fique ligado nas saliências e bolhas que
possam vir a aparecer em seus pneus.
5. Muita vibração
Uma certa quantidade de vibração é inevitável ao se dirigir,
especialmente em ruas e estradas mal pavimentadas, mas se você já tem um
pouco de experiência consegue identificar se a vibração que está
sentindo é algo normal ou é sinal de que alguma coisa está errada. Há
inúmeras causas para a vibração – talvez os seus pneus não estejam
alinhados ou balanceados corretamente, ou os seus amortecedores estão
começando a falhar.
Mas isso também pode ser sinal de que há
algum problema ocorrendo dentro do seu pneu. Mesmo que o pneu não seja o
principal causador da vibração, a vibração em si pode danificar o pneu e
você terá problemas muito em breve. Portanto, se o seu carro começar a
balançar demais, especialmente se você não está dirigindo em ruas
esburacadas, leve-o ao seu mecânico de confiança assim que puder. Muita
vibração é sempre sinal de algo está errado.
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